Estatísticas da taxa de conversão de comércio eletrônico: aprenda como tocar no benchmark

Publicados: 2021-12-28

Conhecer o benchmark da taxa de conversão de comércio eletrônico é muito importante para os empreendedores de comércio eletrônico. Por que? Vamos explicar.

Suponha que você esteja obtendo uma média de conversão de 1,5% com sua empresa e esteja satisfeito com a taxa sem saber que a taxa média de conversão de sua empresa é de 2,5%. E, mais ironicamente, você não está tomando nenhuma medida para melhorar sua taxa de conversão, enquanto existem hacks comprovados para aumentar a taxa.

A taxa média de conversão de comércio eletrônico é calculada principalmente com base na indústria, região, produto e canal. Então, você precisa acompanhar a taxa de conversão do seu negócio de acordo com as mesmas métricas.

Vamos compartilhar todas as estatísticas da taxa de conversão de comércio eletrônico neste blog. Isso ajudará você a entender a tendência contínua de conversão de comércio eletrônico do seu negócio. Além disso, compartilharemos 7 dicas para aumentar sua taxa média de conversão de comércio eletrônico. Então, continue lendo este blog para tirar o máximo proveito dele.

Qual é a taxa média de conversão para a indústria de comércio eletrônico

Estatísticas da taxa de conversão de comércio eletrônico

Antes de mostrar a taxa de conversão média da indústria de comércio eletrônico, deixe-nos dizer como calculá-la

Taxa de conversão de comércio eletrônico = Número de transações na loja / Número de visitas ao site x 100

Isso significa que se você tivesse 100 visitantes em seu site e 3 deles fizessem compras, você calcularia sua taxa de conversão de comércio eletrônico pegando o número total de pessoas que concluíram o checkout (3) e dividindo isso pelo número total de visitantes do site no mesmo período de tempo (100).

Nesse caso, sua taxa de conversão de comércio eletrônico é (3/100) x100 = 3%

A taxa média de conversão difere de setor para setor e de região para região (discutiremos isso mais adiante). No entanto, uma boa taxa de conversão para o setor de comércio eletrônico fica entre 1 e 4 por cento .

Se olharmos para o setor, diz Statista, a taxa média de conversão para lojas de comércio eletrônico nos EUA é de 2,06% no terceiro trimestre de 2020.

Esses dados continuam mudando a cada trimestre de um ano. Aqui está outro exemplo da taxa de conversão média para o setor de comércio eletrônico.

De acordo com os dados mais recentes, em julho de 2021, as taxas médias de conversão nos negócios de comércio eletrônico eram de 1,81%.

Isso significa que se você está obtendo uma taxa de conversão de 1% a 4% em sua loja online, você está em uma boa posição. Como você sabe, quanto maior a taxa de conversão, melhor a proposta de valor do cliente e menor o custo de aquisição do cliente.

Estatísticas da taxa de conversão de comércio eletrônico por setor, canal, plataforma, país, dispositivo e muito mais

rastreamento de conversão do Google Analytics

Agora você conhece a fórmula para calcular a taxa média de conversão de comércio eletrônico para o seu negócio. Então, calcule o seu e depois compare com os dados que vamos compartilhar com você agora mesmo.

Aqui vamos nos concentrar na taxa média de conversão de comércio eletrônico por setor, região, dispositivo, canal, país e plataforma, respectivamente.

Então, vamos começar com a taxa média de conversão de comércio eletrônico por setor.

1. Taxa de conversão de comércio eletrônico por setor

Ao elaborar metas e benchmarks internos, consultar os padrões de taxa de conversão específicos do setor pode ser altamente valioso, especialmente para avaliar o desempenho geral e geral de sua loja de comércio eletrônico.

Esses dados são de novembro de 2020 a novembro de 2021. E aqui os ordenamos de acordo com a taxa de crescimento. Isso significa que os produtos Arts and Crafts tiveram o maior crescimento neste período e, por outro lado, os produtos para bebês e crianças tiveram o menor crescimento.

Produtos Taxa de conversão média (novembro de 2020 a novembro de 2021) Crescimento
Artes e Ofícios 4,04% - 5,08% 25,63%
Saúde e bem-estar 3,97% - 4,5% 13,44%
Acessórios para casa e presentes 2,47% - 2,80% 13,38%
Esportes e Recreação 1,49% - 1,68% 13,13%
Comida e bebida 2,37% - 2,58% 8,52%
Utensílios domésticos e de cozinha 3,03% - 3,11% 2,70%
Brinquedos, jogos e colecionáveis N/A - 2,46% 2,46%
Clínica de cuidado de animais domésticos 2,97% - 2,86% -3,44%
Carros e Motos 1,51% - 1,42% -6,13%
Moda, roupas e acessórios 2,88% - 2,36% -18,05%
Equipamento elétrico e comercial 1,85% - 1,43% -22,43%
bebê e criança 1,14% - 0,31% -72,82%

2. Taxa de conversão de comércio eletrônico por região

Dividimos toda a região em 4 segmentos. Existem GB (Grã-Bretanha), USA (Estados Unidos da América), EMEA (Europa, Oriente Médio, Ásia) e outros.

Os dados são coletados do 2º trimestre de 2020 ao 2º trimestre de 2021.

Região 2020-Q2 2020-T3 2020-Q4 2021-T1 2021-T2
GB 4,0% 4,4% 4,5% 4,6% 4,4%
EUA 3,1% 2,9% 3,1% 2,7% 2,8%
EMEA 2,0% 1,8% 2,2% 2,1% 2,1%
Outros 1,6% 1,6% 1,7% 1,5% 1,6%

3. Taxa de conversão de comércio eletrônico por dispositivo

Já sabemos que a tendência de comprar produtos pelo celular está ficando insana nos últimos tempos. No entanto, os dados mostram que as pessoas ainda gostam mais de comprar produtos de Desktop, seguidos de Tablet e Mobile.

Os dados abrangeram a data do 1º trimestre de 2018 ao 2º trimestre de 2019.

Trimestre Área de Trabalho Móvel Tábua
2019 - primeiro trimestre 4,04% 1,88% 3,54%
2019 - segundo trimestre 3,90% 1,82% 3,49%
2018 - primeiro trimestre 3,85% 1,85% 3,49%
2018 - segundo trimestre 4,12% 2,00% 3,72%
2018 - terceiro trimestre 4,26% 2,03% 3,84%
2018 - quarto trimestre 4,79% 2,23% 4,05%

4. Taxa de conversão de comércio eletrônico por canal

Além das taxas de conversão do setor, região e setor, é importante segregar as conversões com base na origem do tráfego. Esses números ajudam a definir metas específicas do canal, ajudando a identificar as fontes de tráfego de melhor desempenho e mais promissoras.

De acordo com as estatísticas mais recentes coletadas de fontes estatísticas aclamadas pelo setor, o tráfego de referência é de longe o melhor desempenho, obtendo o máximo de conversões, seguido por e-mails e mídias sociais.

Canal Taxa de conversão média
Orgânico 2,1%
direto 2,2%
E-mail 5,3%
Facebook 0,9%
AdWords/Pago 1,4%
Social 0,7%
Referência 5,4%

5. Taxa de conversão de comércio eletrônico por país

A tendência de compra varia de país para país. A taxa de conversão que você esperaria dos EUA, por exemplo, será bem diferente da do Reino Unido. Essa diferença nas taxas de conversão é impulsionada por muitos fatores.

Aqui, pegamos 9 países para mostrar a taxa média de conversão de comércio eletrônico correspondente a esses países.

País Taxa de conversão média
Alemanha 2,22%
Estados Unidos 1,96%
Reino Unido 1,88%
Dinamarca 1,80%
Holanda 1,78%
Grécia 1,44%
França 1,10%
Índia 1,10%
Itália 0,99%

6. Taxa de conversão de comércio eletrônico por plataforma

Você precisa saber de onde está obtendo o máximo de sua conversão para otimizar sua campanha de acordo com seu público-alvo. Aqui coletamos dados para usuários de Android, Chrome, Linux, Macintosh, Windows e iOS.

O Windows tem o melhor desempenho quando se trata de taxas de conversão por plataforma. Notavelmente, o Linux tem apenas uma taxa de conversão de 0,02%. Como esperado, as taxas de conversão para sistemas operacionais móveis são menores do que as de desktop.

Trimestre Android cromada Linux Macintosh janelas iOS
2019-T1 2,1% 2,4% 0,3% 2,9% 4,1% 1,9%
2019-T2 2,0% 2,9% 0,2% 4,3% 4,3% 2,5%
2019-T3 2,8% 3,0% 0,1% 3,9% 3,4% 2,0%
2019-Q4 2,5% 3,9% 0,2% 4,3% 4,8% 1,9%
2020-T1 1,8% 2,9% 0,1% 3,8% 4,9% 1,8%

Em qual taxa de conversão você deve se concentrar e como descobrir

rastrear taxa de conversão

Se você é iniciante, deve acompanhar a taxa de conversão por canais como Facebook, Twitter e Google AdWords.

A principal razão por trás do rastreamento dos dados dos canais sociais é que toda startup possui canais sociais dedicados para vender seus produtos. Portanto, se você tiver os dados sobre quanta receita está gerando em proporção a quanto dinheiro está gastando, isso o ajudará a lançar uma campanha de marketing melhor.

Antes disso, você precisa saber a taxa de conversão padrão do campo relacionado ao seu negócio.

Vamos supor que você tenha uma loja online onde vende equipamentos esportivos e sua localização seja a Alemanha. Além disso, você usa mídia paga para alcançar seus clientes, o que significa que sua fonte de tráfego é AdWords/Pago.

Qual é o procedimento para descobrir a taxa de conversão padrão relacionada ao seu setor de negócios? Simples, basta escolher os dados que combinam com o seu negócio e combiná-los para entender a tendência atual do mercado do seu negócio.

Aqui, estamos dando um exemplo de como fazer isso:

Indústria Região Dispositivo Canal País
Esportes e Recreação EMEA Área de Trabalho Pago Alemanha
1,68% 2,1% 3,90% 1,4% 2,22%

Essa deve ser a taxa de conversão média do seu negócio. Agora compare com sua taxa de conversão para descobrir qual é a sua posição agora.

Se você não sabe como descobrir os dados da sua taxa de conversão, mostraremos as maneiras de fazer isso logo após este segmento.

E se sua taxa de conversão média estiver abaixo do padrão, não entre em pânico. Porque preparamos uma lista de hacks comprovados para aumentar a taxa de conversão e a compartilharemos no final deste artigo.

Como rastrear sua taxa de conversão de comércio eletrônico (Facebook, Twitter, Google AdWords e mais)

taxa de conversão na qual você deve se concentrar

Você precisa saber como rastrear sua taxa de conversão de comércio eletrônico primeiro para obter a conversão desejada. A maneira mais conveniente de rastrear a conversão de lojas de comércio eletrônico com WordPress é usar um plug-in WordPress relevante. Existem alguns plugins populares de rastreamento de conversão do WordPress.

Recomendamos o plugin WooCommerce Conversion Tracking. Este é um dos plugins de rastreamento de conversão mais populares para WordPress com mais de 60 mil instalações ativas. Usando este plug-in, você obterá alguns recursos incríveis, como,

  • Dados comportamentais avançados do usuário
  • Acompanhe todo o seu negócio WooCommerce
  • Informações detalhadas de conversão para análise
  • Crie melhores campanhas de anúncios
  • Aumente o ROI de todos os investimentos em mídia paga
  • Garanta um melhor redirecionamento do comprador para marketing futuro

Existe uma versão gratuita deste plugin também. Você pode usar a versão gratuita deste plugin para testá-lo em seu site.

O plug-in WooCommerce Conversion Tracking ajuda você a rastrear as taxas de conversão dos canais sociais. Vamos mostrar-lhe os procedimentos:

Acompanhe as taxas de conversão do Facebook

Rastreamento de dados do Facebook

Com o WooCommerce Conversion Tracking for WordPress, você pode acompanhar vários eventos do Facebook, como:

  • Adicionar ao carrinho
  • Iniciar Check-out
  • Comprar
  • Registro completo
  • Ver produto
  • Ver categoria de produto
  • Pesquisar Produto
  • Adicionar a lista de desejos

Clique aqui para obter o tutorial completo sobre como rastrear dados de conversão do Facebook.

Acompanhe as taxas de conversão do Twitter

Eventos do Twitter de rastreamento de conversão WooCommerce

Com o rastreamento de conversão WooCommerce para WordPress, você pode rastrear 3 eventos significativos do Twitter :

  • Adicionar ao carrinho
  • Comprar
  • Cadastro

Clique aqui para obter o tutorial completo sobre como rastrear dados de conversão do Twitter.

Acompanhe as taxas de conversão do Google AdWords

Google AdWords

Redirecione melhor seus visitantes e clientes na rede de anúncios do Google usando o plug-in WooCommerce Conversion Tracking. Envie os dados do cliente diretamente para o servidor Google Adwords da sua loja WooCommerce. Execute campanhas de anúncios melhores segmentando os usuários certos.

Clique aqui para obter o tutorial completo sobre como rastrear os dados do Google AdWords.

Bônus: Como aumentar a taxa de conversão de comércio eletrônico

Dicas para aumentar o acompanhamento de conversões de comércio eletrônico

Como você já sabe, a taxa média de conversão para comércio eletrônico é de 1,5% a 2%. No entanto, existem empresas de comércio eletrônico bem-sucedidas atingindo um aumento de 2x a 5x acima da média.

Como eles fizeram isso? Magia? De jeito nenhum!

Eles estão seguindo os hacks mais recentes para aumentar a taxa de conversão do comércio eletrônico.

Nós apenas temos que abandonar as táticas mais antigas. Em vez disso, concentre-se em entender a psicologia de seus clientes e você venderá como um sonho.

E essa parte do nosso conteúdo é sobre os hacks que vão te ajudar a vender melhor.

1. Seja honesto com seu público

A maioria dos sites de comércio eletrônico de alta conversão simplifica suas mensagens e oferece informações imparciais aos visitantes de seus sites.

As pessoas confiam em empresas que são honestas e transparentes sobre suas ofertas. Os compradores compram com confiança quando sabem que obterão uma resposta para suas perguntas.

Isso ajuda a reforçar a confiança do cliente. Os clientes compram com base na confiança.

Em um estudo recente, 81% dos consumidores disseram que comprariam de marcas em que confiam.

Portanto, ofereça aos seus potenciais compradores informações imparciais nas quais eles possam confiar. E também seja honesto sobre quem não deve usar seu produto. Você só precisa se concentrar em seus clientes-alvo.

Esse é um princípio frequentemente usado por sites de comércio eletrônico para aumentar sua taxa de conversão.

2. Obtenha a cópia da página do seu site com um especialista

A cópia do seu site é muito crucial para obter uma melhor taxa de conversão de comércio eletrônico. Como os compradores não podem tocar no produto e as fotos podem não transmitir detalhes, certifique-se de ter a descrição certa para o produto certo.

Para fazer isso, você precisa obter sua cópia de um cara que tenha experiência neste campo. Porque ele conhece a persona dos compradores e seus pontos problemáticos. Como resultado, ele escreve cópias que podem transmitir rapidamente os benefícios de seu produto e responder à pergunta de seus clientes “Por que devo comprar isso”.

Lembre-se de que você precisa ter cópias completas, mas não muito prolixo. Isso ajuda a dividir as informações em pontos fáceis de ler. E para impulsionar seu SEO e direcionar mais tráfego para seu site, certifique-se de usar palavras-chave apropriadas para seus produtos.

Por fim, não se esqueça de manter sua marca em mente. Certifique-se de que sua voz e tom sejam consistentes na cópia do site.

3. Ajude seu cliente em potencial a tomar decisões com facilidade

Ajude seus clientes potenciais a tomar decisões facilmente

Quando você tem visitantes em seu site, isso significa que eles estão procurando algo e você pode oferecer a eles a solução desejada. Essa parte de atrair clientes em potencial para o seu site é feita pelo SEO. No entanto, depois de colocá-los a bordo, você deve ajudá-los a tomar decisões com facilidade e, finalmente, vender seus produtos para eles.

Para facilitar o trabalho de tomada de decisão, você pode oferecer recomendações personalizadas para os clientes, para que eles não precisem passar pela parte de tomada de decisão. Além disso, você pode reorganizar seus produtos em categorias relevantes e específicas para que os clientes possam escolher quais produtos desejam ver.

Outra dica que muitos dos proprietários de sites de comércio eletrônico bem-sucedidos fazem é criar guias de compras e gráficos de comparação que ajudam tremendamente os clientes a tomar decisões mais rapidamente.

Sempre tente não mostrar muitas opções em sua página de preços. Porque pode causar paralisia de escolha para seus clientes em potencial. Isso acaba levando à indecisão porque os compradores acham mais difícil decidir qual deles escolher. Reduzir escolhas ajuda em decisões mais rápidas.

4. Aproveite o poder do zero ou gratuito

As pessoas encontram uma opção gratuita como uma escolha. Se houver a opção de comprar um único produto ou comprar um produto com um brinde, a maioria dos clientes optará pela segunda opção.

A maioria dos clientes não encontra opções gratuitas, como frete grátis, como um serviço extra, mas como parte do produto que estão comprando. Como é considerado uma necessidade, pagar a mais não faz sentido.

O frete grátis é o fator de compra on-line número um, com 77% dos entrevistados escolhendo-o como a opção mais importante.

Além disso, a entrega gratuita tornou-se tão comum que os compradores agora a esperam e não a veem como uma vantagem adicional, tornando-a uma parte quase necessária de sua oferta.

O segundo driver de compra online são devoluções e trocas gratuitas.

“Nossa taxa de conversão passou de 1,1% para 1,9% quando começamos a oferecer entrega segurada gratuita e devoluções gratuitas sem multas”, diz Jeff, da Moriarty's Gem Art.

Pode haver muitas razões pelas quais seus clientes podem pensar em trocar o produto. Portanto, torne fácil e gratuito ganhar a credibilidade deles em relação ao seu negócio.

5. Pratique upsells, cross-sells e downsells

Implemente Upsells, Cross-sells e Downsells

Upselling, cross-selling e down-selling são as formas de aumentar seu valor médio de pedido (AOV) e, ao mesmo tempo, nutrir seus clientes hesitantes em relação à conversão.

Se você não está claro sobre o que são upsell, cross-sell e down-sell, vamos descrevê-lo brevemente.

Um upsell ocorre quando um vendedor oferece a um cliente um produto mais avançado do que o que ele está planejando comprar no momento.

Uma venda cruzada é quando uma empresa oferece o produto da mesma categoria como um produto ou serviço complementar a um cliente que planeja fazer ou já fez uma compra.

Down-sell acontece quando seus clientes estão ficando sem orçamento e você mostra a eles quase o mesmo produto com preço menor. Imagine que você está em um showroom de carros. Embora eles naturalmente desejem mostrar os melhores carros do estacionamento primeiro, eles geralmente acabam mostrando os carros mais acessíveis quando percebem que os veículos de última geração estão fora do seu orçamento.

Upselling, cross-selling e down-selling são hacks comprovados para aumentar sua taxa de conversão de comércio eletrônico. Então, pratique em seu site para tirar o máximo proveito dele.

6. Simplifique o processo de checkout

Outro hack simples, porém comprovado, é criar um processo de checkout o mais simples possível para obter uma taxa de conversão de comércio eletrônico mais alta. Ter um processo de checkout complicado pode causar uma perda destrutiva de clientes.

Aproximadamente 21% dos compradores abandonaram seus pedidos de comércio eletrônico porque o processo de checkout demorou muito ou foi muito complicado.

Além disso, 28% abandonaram o carrinho porque tiveram que criar uma conta e 5% abandonaram por causa de custos ocultos ou taxas de entrega apresentadas no processo de checkout.

Você pode habilitar o checkout de convidado para que os clientes possam comprar de você sem criar login em seu site.

Outra forma de simplificar o processo de checkout é oferecer várias opções de pagamento.

Hoje em dia e especialmente no mundo do comércio eletrônico, existem inúmeras maneiras diferentes de os consumidores efetuarem pagamentos. Você não precisa integrar todos eles em seu site. Dito isto, não aceitar PayPal ou Apple Pay, pelos padrões de hoje, pode ser um assassino absoluto.

7. Aproveite as vantagens da escassez e da urgência

Aproveite as Vantagens da Escassez, Exclusividade e Urgência

As pessoas têm medo de perder. É natural ficar apreensivo quando o tempo está se esgotando. E como profissional de marketing, você precisa aproveitar esse sentimento do ser humano.

Cientificamente falando, a urgência é um conceito baseado no tempo que nos leva a agir rapidamente.

Semelhante ao princípio da escassez, o medo de perder (FOMO) é um tipo de ansiedade social definido por “ um desejo de permanecer continuamente conectado com o que os outros estão fazendo ”.

Você pode criar facilmente a escassez e a urgência de seu produto ativando um cronômetro de contagem regressiva em sua página de destino.

De acordo com a Neuroscience Marketing, usar um cronômetro de contagem regressiva pode aumentar a urgência, levando a uma taxa de conversão mais significativa.

No entanto, fingir urgência ou escassez pode levar à desconfiança do cliente. Seu público geralmente pode dizer a diferença entre o que é real e falso. Portanto, não pratique se quiser obter uma alta taxa de conversão de comércio eletrônico.

Compare seu crescimento com as estatísticas da taxa de conversão do comércio eletrônico e otimize os esforços de marketing

As estatísticas da taxa de conversão de comércio eletrônico mudam a cada ano. Isso não é algo constante. Mas não muda em uma grande margem. Mudá-lo em 0,5% significa muitas mudanças nesta indústria.

Portanto, não fique frustrado se sua taxa de conversão de comércio eletrônico não subir de 1% para 2% ou de 2% para 3%. Se sua taxa de conversão está aumentando em número fracionário, você deve ficar feliz com isso.

E mais importante, você deve continuar tentando melhorar a taxa média de conversão seguindo as dicas que compartilhamos neste blog.

Qual é a sua taxa média de conversão de comércio eletrônico? E como você melhora sua taxa de conversão? Você pode compartilhar suas estatísticas de conversão de comércio eletrônico conosco através da caixa de comentários abaixo.

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