Principais métricas do site para um diretório ou mercado do WordPress
Publicados: 2023-07-31Ao administrar um site, é crucial conhecer as análises do site para tomar decisões baseadas em dados. No entanto, existem tantas métricas por aí que, às vezes, torna-se realmente difícil analisar todas elas.
Neste artigo, mostraremos as métricas essenciais do site que todo proprietário de site deve acompanhar. Observe que você deve integrar o Google Analytics ao seu site para obter todos os dados e métricas necessários que discutiremos neste artigo.
Além disso, recomendamos verificar nosso artigo sobre os erros mais comuns que as pessoas cometem ao criar e executar sites.
Então, sem perder tempo, vamos começar!
Métricas essenciais do site
Em primeiro lugar, vamos dar uma olhada nas métricas essenciais do site que você deve acompanhar em seu diretório ou site de mercado.
Tráfego geral da Web
A primeira métrica que você deve observar é o tráfego do site. Rastrear o tráfego geral em seu site é essencial para entender seu desempenho, pois fornece uma visão de quantos visitantes seu site atrai. Essa métrica tem dois aspectos principais:
- Visitantes únicos – é uma contagem de usuários não duplicados (indivíduos) que visitam seu site em um período de tempo específico (por exemplo, dentro de 30 dias) ;
- Fontes de tráfego – simplesmente dizendo que são as origens de onde os usuários acessam seu site (por exemplo, pesquisa paga) .
Ao monitorar o tráfego do site, você pode identificar quais estratégias de marketing estão atraindo novos usuários e determinar quais canais geram mais tráfego (por exemplo, anúncios pagos ou avaliações em plataformas de terceiros).
Taxa de rejeição
Outra métrica importante do site é a taxa de rejeição, que mede a porcentagem de visitantes que saem do site depois de visualizar apenas uma página.
Essa métrica pode ajudar você a identificar possíveis problemas com a experiência do usuário, o conteúdo ou o design do seu site. Uma taxa de rejeição alta pode indicar que seu site é difícil de navegar, carece de conteúdo atraente ou tem problemas técnicos.
Mas o que é uma taxa de rejeição média ou “normal”? Vamos dar uma olhada nas estatísticas:
Se você estiver executando um site de diretório de nicho ou um mercado de serviços, a taxa de rejeição média do seu site ficará entre 50 e 70%.
Se você perceber que algumas páginas específicas têm uma taxa de rejeição mais alta que a média (dependendo do seu setor), tente reduzi-la analisando os possíveis problemas técnicos, alterando o conteúdo da página, brincando com a interface do usuário e assim por diante.
Páginas por sessão
Mais uma métrica interessante que você definitivamente deve acompanhar é o número de páginas visualizadas por sessão, pois revela como os visitantes estão engajados com o conteúdo do seu site. Se você tiver muitas páginas visualizadas por sessão, isso mostra ao Google que os visitantes do seu site consideram seu site valioso e têm maior probabilidade de ficar e explorar mais.
Ao analisar essa métrica, você pode descobrir quais páginas ou conteúdos mantêm os usuários engajados, permitindo que você ajuste sua estratégia de conteúdo e entenda o que funciona e o que não funciona.
Duração da Sessão
Por fim, é essencial monitorar a duração média da sessão em seu site. Essa métrica informa quanto tempo, em média, os usuários gastam em seu site durante uma única visita. As durações de sessão mais longas normalmente se correlacionam com visitantes mais engajados que consideram seu conteúdo valioso.
Aqui tudo é simples. Quanto mais longa a sessão – melhor. Normalmente, funciona muito bem com artigos de blog que exigem pelo menos alguns minutos para ler, e se você conseguir encaminhar os usuários para alguma página de produto ou outro artigo depois disso – você é um rockstar e o Google vai gostar.
Desempenho do site e métricas de engajamento do usuário
Agora, vamos dar uma olhada em algumas outras métricas de site que podem nos dizer um pouco sobre o comportamento do usuário em seu diretório ou site de mercado.
Principais páginas
Compreender o comportamento do usuário é crucial para otimizar seu site de diretório ou mercado e melhorar a experiência do usuário e as conversões. Um aspecto fundamental é determinar as principais páginas do seu site.
Saber quais páginas são mais populares entre os visitantes do seu site é essencial, pois isso mostra o conteúdo que ressoa bem com seu público. Além disso, é importante para o seu SEO (otimização do mecanismo de pesquisa) , pois você pode adicionar links internos das principais páginas para outras páginas do site que deseja classificar melhor.
Normalmente, quando você tem um site novinho em folha, as principais páginas serão:
- Pagina inicial
- Página do produto (se houver)
No entanto, à medida que seu site cresce, mais páginas geram muito tráfego (espero) . Por exemplo, se você estiver executando um blog (de maneira adequada) , mais cedo ou mais tarde, verá que determinados artigos trazem mais tráfego do que outros. Para você, isso significa – criar mais conteúdo sobre esse tópico.
Ao analisar as principais páginas, você pode melhorar sua estratégia de conteúdo e fazer com que o conteúdo seja do agrado do seu público.
Páginas de entrada e saída
Outra métrica importante a ser rastreada são as páginas de entrada e saída do seu site.
- As páginas de entrada são as primeiras páginas que os usuários acessam quando visitam seu site;
- As páginas de saída são as últimas páginas que eles visualizam antes de sair.
Ao examinar as páginas de entrada, você pode entender de onde vêm seus visitantes e qual conteúdo os leva ao seu site. Da mesma forma, analisar as páginas de saída pode ajudá-lo a entender possíveis problemas com conteúdo que pode não ser útil ou interessante para seus visitantes.
Visitantes de dispositivos móveis x computadores
É vital acompanhar a proporção de visitantes móveis e de computador em seu site por vários motivos:
- Possíveis problemas técnicos – se o seu site gera um bom tráfego em computadores, mas o tráfego móvel cai repentinamente, você deve verificar se o layout para celulares não está danificado;
- Publicidade – se você sabe que a maioria de suas conversões vem do tráfego de desktop, pode desligar celulares e laptops em suas campanhas publicitárias para economizar seu orçamento e focar apenas em desktops.
Portanto, é crucial entender quais dispositivos seus clientes costumam usar para evitar possíveis problemas técnicos e não desperdiçar seu orçamento de marketing.
Métricas de origem e canal
Agora vamos falar sobre as métricas do site, que nos mostram de onde nossos usuários estão vindo para nosso site. Eles vêm do YouTube, Facebook, Google ou provavelmente de outro site?
Vamos mergulhar!
Tráfego de pesquisa orgânica
Começaremos com o tráfego de pesquisa orgânica, pois geralmente é o mais importante. Tráfego orgânico refere-se ao número de usuários que visitam seu site a partir de mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo etc.) , que não inclui anúncios pagos.
Este é o tráfego mais “procurado” por ser gratuito. Você não precisa pagar por anúncios ou veiculações em outros sites para obter novos clientes. Além disso, ao rastrear essa métrica, você pode avaliar a eficácia de seus esforços de SEO.
Além de avaliar o tráfego orgânico como um todo, é importante ficar atento a:
- Classificações de palavras-chave – verifique as palavras-chave para as quais seu conteúdo está classificado. Isso ajudará você a otimizar seu conteúdo e a segmentar termos de pesquisa de alta conversão posteriormente;
- Taxas de cliques (CTRs) – analise a porcentagem de pessoas que clicam em seu site depois de vê-lo nos resultados de pesquisa. Isso ajudará você a avaliar seus meta títulos e descrições.
Tráfego de mídia social
Como você pode entender pelo título, o tráfego de mídia social refere-se aos visitantes que chegam ao seu site por meio de links compartilhados em várias plataformas sociais, como YouTube ou Facebook.
Ao monitorar essa métrica, você pode medir seus esforços de SMM e decidir se vale a pena o investimento. Aqui estão alguns aspectos importantes a serem rastreados:
- Métricas específicas da plataforma – analisando o tráfego de cada plataforma de mídia social separadamente, você pode entender qual funciona melhor para o seu negócio e onde o público está mais engajado;
- Desempenho de postagens ou vídeos – é importante identificar quais tipos (formatos) de postagens ou vídeos funcionam melhor para o seu público.
Tráfego de referência
O tráfego de referência refere-se aos usuários que visitam seu site por meio de hiperlinks em outros sites (esse tráfego não inclui os orgânicos e de mídia social) . Ao rastrear essa métrica, você pode entender o sucesso de suas atividades de construção de backlinks e descobrir quais parcerias funcionam melhor do que outras.
Aqui, como no tráfego de mídia social, é crucial verificar os sites específicos de onde vem o tráfego. Dá a você uma ideia melhor dos sites que têm um público “quente” para o seu negócio, para que você possa pesquisar mais sites semelhantes e colaborar.
Dados demográficos e público-alvo
Aqui, discutiremos brevemente por que é importante saber a idade, localização e idioma dos visitantes do seu site.
Local e idade do usuário
Entender a idade do seu público não é essencial para todos os sites, pois existem alguns nichos que atendem a pessoas de todas as idades. No entanto, analisando a localização do usuário, você pode identificar as regiões que geram mais tráfego, permitindo que você ajuste seus esforços de marketing. Por exemplo:
Imagine que você está administrando um site de diretório de restaurantes nos EUA e deseja iniciar o Google Ads para promovê-lo. Se você tem um orçamento apertado e não pode veicular anúncios para todo o país, gaste seu orçamento da forma mais eficiente possível e tem duas opções:
- Execute anúncios para estados específicos – você pode limitar seus anúncios apenas para pessoas de estados que já estão convertendo bem (por exemplo, Colorado e Kansas);
- Excluir estados específicos – se você deseja alcançar um novo público, pode excluir pessoas dos estados que já usam seu site com frequência e focar seus anúncios nos outros estados para promover seu diretório lá.
Saber a idade do seu público é importante quando você tem um negócio em um nicho específico onde a idade é importante, como uma plataforma de marketing de influenciadores ou algum tipo de site de diretório de eventos. Nesses nichos, você precisa saber a idade de seus usuários para ajustar sua estratégia de conteúdo e marketing geral, para poder segmentar diferentes faixas etárias.
Linguagem
A linguagem é outro fator crítico no desenvolvimento e manutenção de um website de sucesso. Imagine que você está executando uma plataforma de microempregos de nicho que opera na Europa. Ao analisar os idiomas principais que os visitantes do seu site falam, você pode otimizar seu conteúdo para os idiomas mais usados (por exemplo, inglês, alemão e francês) .
Isso pode ajudá-lo a fornecer conteúdo acessível e fácil de entender para seu público-alvo.
Métricas do site de comércio eletrônico
Por fim, vamos discutir as métricas cruciais para sites de comércio eletrônico que vendem bens ou serviços online. Nesta seção, discutiremos três métricas vitais do site: taxa de conversão, custo de aquisição do cliente e valor vitalício.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é um indicador que mostra como você está transformando os visitantes do site em clientes. É essencial analisar continuamente sua taxa de conversão porque ajuda a identificar áreas de melhoria e possíveis gargalos em seu processo de vendas.
Para acompanhar conversões e taxas de conversão, você deve criar e configurar metas em seu Google Analytics. Mas se você ainda não o fez, pode calcular a taxa de conversão em seu site manualmente. Basta dividir o número de transações concluídas pelo número total de visitantes do site e multiplicá-lo por 100.
Por exemplo, se seu site teve 5.000 visitantes no mês passado e 100 deles fizeram uma compra, sua taxa de conversão seria:
(100/5000) * 100 = 2%
Uma boa taxa de conversão depende de vários fatores, como nosso setor, ofertas de produtos e público-alvo. Atualmente, em todos os setores, a taxa média de conversão da página de destino é de 2,35%.
De qualquer forma, sua taxa de conversão deve ser sempre uma prioridade, pois afeta diretamente sua receita.
Custo de aquisição do cliente
A próxima métrica é o custo de aquisição do cliente. Simplificando, essa métrica mostra quanto você precisa gastar em marketing para conseguir um novo cliente. Para calculá-lo, basta dividir as despesas totais de marketing e vendas de um período específico pelo número de novos clientes adquiridos durante esse período.
Por exemplo, se sua empresa gastou R$ 5.000 em marketing no mês passado e conquistou 50 novos clientes:
US$ 5.000 / 50 = US$ 100
No caso em questão, você entende que custa $ 100 para conseguir um novo cliente e agora pode ajustar seu orçamento de marketing e definir um preço razoável para seus serviços.
Valor vitalício
O último é um valor vitalício (LTV). Ele mostra a quantidade total de receita que um cliente único gera para sua empresa enquanto usa seus produtos ou serviços. É uma métrica um pouco vaga e você deve ter dados suficientes para calculá-la (ou seja, administre sua empresa por pelo menos 1 ano).
Mas calculá-lo pode ser útil, pois você pode definir expectativas realistas para seus esforços de marketing.
Para calcular o LTV, você pode multiplicar o valor médio de compra pelo número médio de compras que um cliente faz e a vida útil média do cliente. Por exemplo, se seus clientes, em média, fizerem duas compras por ano, gastando R$ 50,00 por compra, e permanecerem fiéis por três anos, o formal será o seguinte:
$ 50 * 2 * 3 = $ 300
Nesse caso, seu LTV médio seria de US$ 300. Ele fornece uma estimativa aproximada de quanto você pode ganhar com um cliente e quanto está disposto a gastar na aquisição dele para se manter lucrativo.
Palavras Finais
Isso encerra nosso artigo sobre as métricas essenciais do site para seu diretório ou sites de mercado. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que agora você entenda melhor quais “números” deve acompanhar.
Se você ainda não criou seu site, pode conferir nosso guia sobre como criar um mercado de aluguel como o Airbnb.